Carlos de Inglaterra completa hoje 66 anos e fá-lo à espera do dia em que será o digno sucessor do trono de Inglaterra. O príncipe é o herdeiro da realeza europeia que mais tempo está à espera de ser proclamado rei, desde que a sua mãe, Isabel II, subiu ao trono, quando este tinha apenas quatro anos.
Carlos cresceu ciente dos seus deveres públicos e passou por várias etapas cruciais. Com apenas 10 anos, recebeu o título de príncipe de Gales e, anos mais tarde, licenciou-se em Arqueologia, Antropologia e História. Além dos compromissos públicos, Carlos tem-se dedicado a outros assuntos, como a defesa do meio ambiente, o património histórico nacional, bem como as inúmeras organizações de caráter educativo, científico, artístico e social.
A 29 de julho de 1981, o príncipe casou-se com a aristocrata inglesa Diana Spencer, com quem teve dois filhos, William e Harry. Agora, com 66 anos, vive uma das fases mais felizes ao lado de Camilla Parker Bowles, o grande amor da sua vida, e aguarda ansioso pela chegada do seu segundo neto, filho de William e Catherine.
Para trás ficam os anos sombrios relacionados com a sua separação de Diana e da morte desta, a 31 de agosto de 1997, na sequência de um acidente de viação em Paris, já que os britânicos o culparam por este conto de fadas que se transformou em tragédia.
Carlos de Inglaterra aproveita o tempo para se dedicar à natureza, paixão que ‘cultiva’ há vários anos. Pelo segundo ano consecutivo, assinalou o seu aniversário com um artigo publicado na revista Country, onde alerta para a importância de preservar o campo e os espaços rurais, bem como a falta de contacto das novas gerações com o mundo agrícola.
Aos 66 anos, Carlos de Inglaterra ainda espera pelo trono
O príncipe de Gales nasceu a 14 de novembro de 1948, em Londres.