“Não tenho qualquer problema com a minha idade. Não posso fazer esqui nem dançar ballet, mas sinto-me muito bem fisicamente.” É desta forma que a rainha Margarida da Dinamarca responde quando lhe perguntam como lida com o passar dos anos. E a pergunta tem sido recorrente nos últimos tempos, uma vez que a soberana se prepara para festejar o seu 75.º aniversário na próxima quinta-feira, 16 de abril.
Outro tema que também tem despertado muita curiosidade nos meios de comunicação dinamarqueses é a possível abdicação do trono. Mas tudo indica que esse assunto fará parte da atualidade para já, pois Margarida está decidida a continuar a reinar, ao contrário do que aconteceu na Holanda, Bélgica e Espanha, onde os reis Beatriz, Alberto e Juan Carlos, respetivamente, decidiram passar o testemunho às gerações mais novas. “Abdicar definitivamente não faz parte dos meus planos”, esclarece, adiantando que sempre fez tudo o que estava ao seu alcance para “beneficiar o país e os seus cidadãos”. Bem-disposta, a rainha disse apenas que os únicos prejudicados com a sua agenda preenchida podem ser os seus netos, mas que ainda assim consegue passar muito tempo com eles.
Quanto às comemorações do seu aniversário, que começaram na semana passada e que nesta semana levarão representantes das principais casas reais da Europa na Dinamarca, a rainha Margarida afirma: “Não tenho grandes desejos para o meu aniversário, apenas quero estar rodeada pela minha família e continuar a merecer a confiança de todas as pessoas deste país. Acredito que a Dinamarca está bem, o país está estável e tem boas relações com o exterior. Gosto deste país. Todos damos o nosso melhor e espero que os dinamarqueses sintam isso”.
Rainha Margarida da Dinamarca não pensa abdicar
A soberana completa 75 anos esta quinta-feira, dia 16 de abril.