A poucos dias de completar um ano como rei de Espanha, Felipe VI anunciou que a irmã Cristina está impedida de usar o título de duquesa de Palma que lhe tinha sido atribuído pelo pai, o rei Juan Carlos, em 1997, depois do casamento com Iñaki Urdangarín. A notícia foi oficialmente confirmada esta quinta-feira, dia 11, em comunicado emitido pela Casa Real espanhola e fontes próximas do rei Felipe garantem que esta não foi uma resolução “repentina nem improvisada”. As mesmas fontes disseram à agência EFE que o marido de Letizia, que tem agora o poder e conceder ou retirar títulos nobiliárquicos, informou a irmã antes de tornar pública a medida.
Assim, Cristina de Espanha e Iñaki Urdangarín deixam de ser duques de Palma. Uma decisão que surge numa altura em que o caso Noos tomou novos contornos, já que a filha dos reis Juan Carlos e Sofía de Espanha vai mesmo ser julgada por cumplicidade nos crimes de fraude fiscal cometidos pelo marido, Iñaki Urdangarín, entre 2003 e 2006. A fase de instrução do processo já chegou ao fim e apenas falta definir a data do julgamento que decorrerá em Palma de Maiorca.
Felipe VI retira título de duquesa de Palma à irmã Cristina
A infanta vai ser julgada por cumplicidade nos crimes de fraude fiscal cometidos pelo marido, Iñaki Urdangarín, entre 2003 e 2006.