Ainda faltam três semanas para a grande festa do 70.º aniversário do rei Carlos Gustavo da Suécia, mas alguns membros da realeza europeia já confirmaram a sua presença nas comemorações. Os primeiros a responder ao convite foram os vizinhos noruegueses, que serão representados pelos reis Harald e Sonja e pela princesa Martha Louise e o marido, o escritor dinamarquês Ari Behn. Os herdeiros do trono, Haakon e Mette-Marit, ainda não sabem se poderão estar presentes, mas a porta-voz da Casa Real da Noruega, afirma que é uma hipótese a considerar.
Também os príncipes Frederico e Mary e a rainha Margarida da Dinamarca festejarão com Carlos Gustavo no dia 30 em Estocolmo.
Para já estes são os únicos nomes confirmados e a imprensa espanhola adianta que é possível que Felipe VI e Letizia também se desloquem à Suécia no último fim de semana do mês, embora a Casa do Rei tenha por hábito confirmar a presença neste tipo de celebração mais perto da data. Além disso, a situação política instável que Espanha atravessa não ajuda a que sejam feitos agendamentos com muita antecedência. Nos últimos meses, por exemplo, os reis já tiveram de adiar quatro viagens oficiais ao estrangeiro.
Programa das comemorações:
29 de abril – Ao final da tarde (18h00) o Nordic Museum receberá um concerto em homenagem ao rei Carlos Gustavo.
30 de abril – Às 9h00 haverá uma celebração religiosa na capela do Palácio Real de Estocolmo, onde estarão presentes o monarca e a sua família. Para as 12h00 está agendado um almoço com personalidades das mais diversas áreas da sociedade sueca e às 18h30 haverá um jantar de gala no Palácio Real.