A grande festa da cultura, como descreveu no ano passado o rei Felipe VI a entrega dos Prémios Princesa das Astúrias, está marcada para a tarde desta sexta-feira, 21 de outubro, mas em Oviedo as comemorações arrancaram na véspera, com um concerto e um jantar de gala.
Estando a filha, Leonor, ainda afastada dos atos oficiais devido à sua tenra idade, dez anos, são os reis de Espanha os anfitriões desta 36.ª edição, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores. E embora o tempo estivesse incerto e a chuva ameaçasse cair, as ruas da capital das Astúrias encheram-se de pessoas que fizeram questão de cumprimentar o casal real.
Para esta ocasião, a rainha Letizia optou por um visual que o jornal El Mundo descreve como “arriscado e atrevido”, dada a temperatura que se fazia sentir neste fim de tarde de outono, 14 graus. A mulher de Felipe VI usou um vestido preto de alças com assinatura do seu estilista de eleição, o espanhol Felipe Varela. Para se proteger do frio, usou uma capa, também preta. O cabelo ondulado e apanhado apenas de um dos lados completou o look.
A cerimónia de entrega dos galardões acontece esta tarde, a partir das 17h00, no teatro Campoamor. Esperam-se personalidades das mais variadas áreas da sociedade espanhola, desde atores a políticos, passando por jornalistas e artistas.
‘Look’ de Letizia em destaque no regresso à sua terra natal
A rainha e o marido estão em Oviedo para mais uma entrega dos Prémios Princesa das Astúrias.