A Casa Imperial do Japão anunciou em comunicado que a princesa Aiko do Japão não frequenta a escola desde o passado dia 26 de setembro e que ainda vai estar ausente durante mais algum tempo por recomendação médica. A jovem, que completa 15 anos a 1 de dezembro, sofre de cansaço.
A filha de Naruhito e Masako do Japão frequenta a escola feminina de Gakushuin, em Tóquio, mas o último mês foi passado em casa, em repouso quase absoluto. O comunicado adianta que a sua saúde tem vindo “a melhorar lentamente”, mas que ainda revela muita falta de apetite e não consegue ficar de pé sem apoio durante muito tempo.
A princesa Masako cancelou já alguns compromissos oficiais para acompanhar de perto a evolução da filha e ajudá-la a manter-se atualizada das aulas sempre que se sente um pouco melhor. Recorde-se que, no passado, Aiko sofreu de problemas de adaptação à escola primária e mostrou dificuldades em relacionar-se com os colegas. Problemas que afetarão ainda mais mulher do príncipe Naruhito pelo facto de também ela lutar contra uma depressão que dura há mais de uma década e que a obrigou a afastar-se da vida pública durante anos. Na imprensa nipónica, especula-se que os problemas de saúde de ambas se devam às exigências decorrentes do facto de pertencer à família imperial e da rigidez do protocolo.
Problemas de saúde obrigam princesa Aiko do Japão a faltar às aulas há um mês
Médicos recomendam ainda mais tempo de repouso.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites