Iñaki Urdangarin completou esta segunda-feira, dia 15, 50 anos, mas as celebrações podem ter sido mais contidas. Afinal, ainda espera a decisão do Tribunal Supremo espanhol sobre o escândalo de corrupção e fraude fiscal em que está envolvido, caso que se tornou público em 2011. Atualmente a viver em Genebra, na Suíça, com a mulher, a Infanta Cristina, e os quatros filhos que têm em comum, Iñaki recebeu, no entanto, uma visita do rei emérito Juan Carlos neste dia especial.
O monarca, que nunca tinha visitado a filha e o genro na Suíça, abriu uma exceção para assinalar os 50 anos do genro, num encontro público e informal num restaurante da cidade, pedindo, segundo o diário espanhol La Razón, foi pedida a “máxima descrição possível“. Juan Carlos, acompanhado pela rainha Sofia, que chegou um dia antes, não terá, no entanto, visitado a casa da filha em Genebra.
O encontro acontece precisamente dez dias depois do aniversário do próprio Juan Carlos, que fez 80 anos no dia 5 de janeiro. Na altura foram notadas as ausências de Cristina, de Iñaki e dos quatro filhos. O marido da Infanta é acusado de extorquir cerca de 6 milhões de euros de fundos públicos através da ONG que fundou, a Nóos.