Há poucas coisas que fazem com que Anna Wintour tire os óculos de sol, uma peça que já é uma das suas marcas pessoais. Tão poucas que nem mesmo Isabel II conseguiu o feito. Durante o desfile do estilista Richard Quinn, na Semana de Moda de Londres, a editora-chefe da versão norte-americana da revista Vogue esteve sentada na primeira fila, ao lado da rainha. As duas conversaram enquanto assistiam ao desfile e a monarca não pareceu incomodada com os óculos escuros da companheira do lado.
Grant Harrold, o especialista em regras de etiqueta que trabalhou na casa do príncipe Charles, já disse que a jornalista de moda quebrou o protocolo real. “Wintour deve saber que usar óculos de sol enquanto conversa com outra pessoa, sem ter um motivo médico, é inaceitável. Ele deveria tê-los tirado antes de estar na presença da rainha, principalmente durante a conversa”, referiu. Para o expert em boas maneiras, o contacto visual é muito importante durante uma conversação. “Não remover os óculos de sol é o auge dos maus modos e uma grave violação do protocolo real”, adverteu.
Grant acrescentou, ainda, que a única desculpa seria se a rainha lhe tivesse dado permissão para mantê-los no rosto, “porém isso seria improvável”.
Nas redes sociais os comentários também não tardaram a aparecer, mas as opiniões dividiram-se. Alguns criticaram fortemente a postura de Wintour, outros fizeram questão de defendê-la.