Após se ter tornado viral o vídeo que mostra, claramente, a tensão entre a rainha emérita, Sofía, e a regente, Letizia, há que tentar perceber o que poderá ter motivado tal situação.
Uma análise ao início da relação entre ambas mostra que, inicialmente, não havia grandes problemas. Mesmo quando foi anunciado o noivado entre Letizia e Felipe VI, e a ex-jornalista dirigiu-se ao marido, frente à imprensa, com um “deixa-me falar“, Sofia preferiu deixar passar o facto em branco, mantendo a cordialidade.
Além desta situação, a rainha emérita defendeu Letizia noutras ocasiões, evitando ao máximo discussões e injustiças. Inicialmente, a esposa de Felipe até se referia a Sofía como o seu “exemplo impagável“.
Ao contrário da relação que ambas mantinham, Letizia nunca se conseguiu entender com o rei Juan Carlos. “São duas personalidades muito fortes e chocaram sempre, ao contrário da rainha, cuja maneira de ser é mais suave“, refere o site Vanitatis.
Contudo, tudo leva a crer que, com o passar dos anos, a relação entre sogra e nora foi ficando cada vez menos amigável. Prova disso são as diversas situações relatadas pela imprensa internacional nos últimos tempos.
Por várias vezes, Letizia tem-se mostrado bastante protetora das filhas. Estas nunca foram vistas, até ao verão passado, em atividades físicas, por exemplo. Também é comum a rainha ajeitar frequentemente o cabelo das filhas quando estão para ser fotografadas, algo que acabou por também fazer no vídeo que agora se tornou viral.
Além disso, sabe-se que Letizia tem um cuidado extremo no que toca à alimentação das filhas, algo que poderá ter provocado um outro desentendimento entre rainha emérita e a regente. Ora, Sofía tem por hábito oferecer aos netos caramelos de anis mas Letizia não o permite e não terá gostado quando, em Palma de Maiorca, Sofia e Leonor receberam dois rebuçados da avó, em 2010.
Em maio de 2017, foi visível a tensão na família, no funeral de Alicia de Borbón Parma na capela do Palácio Real de Madrid. Várias fotografias mostravam os olhares amargos dirigidos a Letizia, por parte de alguns familiares, incluindo Elena e Cristina de Bourbon.