Depois de um ano de ausência pública, a irmã do rei Felipe VI regressou a Espanha para assistir à missa em memória dos vinte e cinco anos da morte de Juan de Borbón, avô paterno do atual rei espanhol.
A infanta Cristina não estava num evento público com os reis de Espanha desde 11 de maio do ano passado, quando foram à cerimónia fúnebre de Alicia de Borbón-Parma, na capela do Palácio Real de Madrid.
A irmã de Felipe chegou ao Mosteiro do Escorial acompanhada pela sua prima Alexia de Grecia, vinte e cinco minutos antes da cerimónia começar. Sorridente e entre cumprimentos, sentou-se na primeira fila, junto à sua irmã, a Infanta Elena. A sua presença é explicada pelo facto do evento ter um carácter familiar e não institucional.
Cristina afastou-se da vida pública desde que foi acusada de crimes fiscais (processo do qual foi absolvida e obrigada a pagar uma multa de mais de 250 mil euros). Neste momento está à espera de saber o futuro do marido, Iñaki Urdangarín, visto que o tribunal está prestes a dar a conhecer a sentença sobre o caso Noós, processo no qual é acusado de fraude fiscal e desvio de dinheiros públicos.