Letizia esteve esta quarta-feira, dia 23 de maio, no bairro de Cite Soleil, o mais pobre do Haiti, nos arredores da cidade de Porto Príncipe. A rainha de Espanha encontrava-se no segundo dia oficial de visita ao Haiti e visitou uma das escolas religiosas que recebem crianças de famílias pobres, com o apoio do programa de cooperação espanhol.
Na companhia da primeira-dama, Martine Moise, Letizia visitou a escola Sainte Luísa de Marillac, gerido pela Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. A escola está localizada no coração da Cité Soleil, onde vivem dezenas de milhares de pessoas em situações de miséria extrema, sem água potável ou electricidade e onde o crime impera.
Durante a visita, Letizia falou com as responsáveis da escola e ouviu os problemas com que se debate a comunidade que tenta ajudar uma sociedade altamente carenciada e esteve com as crianças. Recebida por um cartaz onde se lia “Bem vinda, Rainha Letizia” foi guiada pelas freiras que a mulher de Felipe VI conheceu as instalações de um espaço que recebe gratuitamente crianças dos 3 aos 12 anos, e onde funciona também um centro de saúde que dá acompanhamento diário a mais de 250 crianças e aos seus bebés, nos meses que se seguem ao parto, assegurando a vacinação
No decorrer da visita, Letizia falou com muitas mães, pegou em crianças ao colo e mostrou-se carinhosa, revelando um lado mais expansivo e maternal, longe da formalidade dos compromissos oficiais na Europa.