O dia 7 de junho de 2018 ficou marcado por mais uma reunião do patronato da Residencia de Estudiantes, instituição fundada em 1910 pela Junta para a Ampliação de Estudos de Investigações Científicas que organiza vários atos públicos, desde conferências a exposições. Além disso, serve também como palco para a convivência anual de cerca de três mil investigadores e outros profissionais diversos.
A reunião conta com a presença assídua dos reis de Espanha. Por exemplo, a preparação do evento de proclamação de Felipe como rei não fez com que, junto a Letizia, deixasse de ir ao evento, em junho de 2014.
Este, que é um dos centros culturais mais prestigiados do país de nuestros hermanos, viu Letizia chegar muito elegante, com uma blusa aos quadrados, pretos e brancos, calças pretas com tachas prateadas nas laterais, clutch negra e sapatos nos mesmos tons da camisola. De cabelo solto e acessórios discretos, a rainha mostrou-se feliz por estar presente num dos atos oficiais dos quais que mais gosta. Felipe não pôde estar presente, já que se encontrava no palácio da Zarzuela, a presidir a cerimónia de tomada de posse do governo de Pedro Sánchez.