Pela lei britânica, o título de príncipe ou princesa apenas pode ser herdado pelo lado do pai, nunca da mãe. Isto significa que os filhos da princesa Ana, filha de Isabel II, não tinham direito a usá-los.
Porém, quando nasceu a filha mais nova de Ana, Zara, a rainha quis ‘oferecer-lhe’ o título de princesa, mas a mãe recusou a oferta, tal como fizera anteriormente com o filho mais velho, Peter. O mesmo já fizera o marido da princesa, o capitão Mark Philips, quando casou com Ana, declinando o título de príncipe que Isabel II lhe queria dar.
O facto de não ter recebido qualquer título real é algo que, já em adulta, Zara agradece:”Sou uma sortuda pelo facto de os meus pais terem decidido não usar os títulos, e de nos terem dado a oportunidade de fazer tantas coisas“, revelou, numa entrevista ao The Times, em 2015. É que apesar de, como membro da família real, estar presentes em alguns eventos, o facto de não ser princesa libertou-a para seguir a sua própria carreira, bem como ao irmão. No caso de Zara, destacou-se na equitação.