Aos 12 anos, a princesa Leonor protagoniza a primeira visita oficial a Covadonga, Astúrias, principado que dá nome ao seu título. A jovem foi acompanhada pelos pais e pela irmã, Sofía, que se mostraram felizes por testemunhar o momento.
Ali, no Santuário de Covadonga, arcebispo de Oviedo proferiu algumas palavras – entre elas, “Que María de Covadonga proteja esta querida família real, num momento decisivo e delicado para Espanha” – e, em seguida, ouviu-se o hino de La Santina. Após Leonor e Sofía receberem medalhas com a imagem da vila, foi altura de se dirigirem à Basílica, situada bastante perto do local em que se encontravam, mas até à qual foram de carro.
Mal entraram, Sofia, Leonor e Felipe fizeram o sinal da cruz, ao contrário de Letizia, que não moveu a mão nesse sentido, e rapidamente se deu início à missa. O hino de Covadonga veio, depois, marcar o final da eucaristia, e o início de algumas fotografias junto ao coro.
Uma placa colocada no Santuário marcará agora o momento vivido pela família real espanhola esta manhã – “Os reis, a princesa das Astúrias e a infanta D. Sofia, visitaram este real sítio de Covadonga, a 8 de setembro de 2018“, pode ler-se.