Esta sexta-feira, dia 12, assinalou-se o Dia Nacional de Espanha e, como é tradição, a família real espanhola saiu à rua, em Madrid, para uma parada que decorreu entre a Plaza de Cuzco e San Juan de la Cruz, no Passeio da Castelhana.
Felipe VI, que usava o uniforme do Exército, e Letizia, elegante num conjunto de casaco e saia nude, surgiram acompanhados pelas filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofía. A Princesa das Astúrias usava no vestido a insígnia do Tosão de Ouro, que recebeu do pai a 30 de janeiro, tendo, pela primeira vez, ocupado o lugar à direita de rei, o que demonstra que, na qualidade de herdeira do trono, está a ser introduzida na vida institucional do país.
As celebrações começaram, com os saltos de pára-quedas da Brigada de Pára-quedistas do Exército, que trouxeram a bandeira nacional, depois hasteada, seguindo-se a homenagem àqueles que deram suas vidas pela Espanha. Houve lugar ao desfile aéreo, que deixou o rastro de cores da bandeira vermelha entre as nuvens e foi seguido do desfile de cerca de quatro mil soldados dos três ramos das Forças Armadas, a que se juntaram 88 aeronaves e 152 veículos, bem como membros da Guarda Civil e da Polícia Nacional.