Tão cedo a princesa Leonor de Espanha não esquecerá a data de hoje. Esta quarta-feira, 31 de outubro, a filha mais velha dos reis Felipe VI e Letízia brilhou ao fazer o seu primeiro discurso em público frente aos três poderes do estado.
Há muito que este momento era esperado: foi com a mesma idade que o pai, o rei Felipe, fez o seu primeiro discurso. Leonor interveio publicamente pela primeira vez num ato com muito significado, já que se trata do 40.º aniversário da Constituição.
Pedro Sánchez, presidente do governo, Ana Pastor, presidente do Congresso, e Pío García-Escudero, presidente do Senado, e os presidentes do Tribunal Constitucional e do Conselho Geral do Poder Judicial, Juan José González Rivas e Carlos Lesmes, deram início ao ato público no qual o rei Felipe VI leu a Carta Magna, agradecendo a iniciativa ao governo e ao Instituto Cervantes.
Seguiram-se as tão esperadas palavras da princesa, que no seu primeiro discurso abordou os valores do estado de direito, a soberania nacional e a monarquia parlamentar. Com uma voz assertiva e uma entoação natural, Leonor dirigiu as primeiras palavras, mantendo os olhos postos naqueles que a escutavam atentamente. “Espanha constitui-se como um Estado de Direito social e democrático, que defende como valores superiores do seu sistema legal a liberdade, a justiça, a igualdade e o pluralismo político. A soberania nacional reside no povo espanhol, de quem emanam os poderes do estado (…) A forma política do Estado espanhol é a monarquia parlamentar”, terá dito a jovem.
Na primeira fila, Felipe VI, Letízia e a filha mais nova, Sofía, escutaram atentamente todas as palavras da menina, mostrando-se orgulhosos. Ao terminar, o rei dirigiu-se à filha com um beijo e sairam juntos do púlpito entre aplausos.
Assista ao primeiro discurso da princesa Leornor e recorde a primeira intervenção do rei Felipe VI aos 13 anos!