Os reis de Espanha ofereceram esta quarta-feira à noite, 28 de novembro, um jantar em honra do presidente da República Popular da China e da sua mulher, Xi Jinping e Peng Liyuan, no âmbito da sua visita de estado a Espanha. A refeição, que teve lugar no Salão do Trono Real, contou com a presença de representantes das instituições do Estado, do âmbito empresarial, cultural e económico de ambos os países. Anfitriões e convidados escolheram os seus melhores visuais para um encontro marcante, que encerra assim a primeira visita do mandatário chinês a Espanha, algo que não acontecia desde 2005.
Entre algumas personalidades presentes no banquete destacam-se Pedro Sánchez, presidente do Governo, o tenor espanhol Plácido Domingo, entre tantos outros. Durante o jantar, Felipe VI dedicou algumas palavras aos seus convidados. “Esta é a visita de um chefe de estado que aguardámos durante muito tempo e que celebramos com especial satisfação. Teve como objetivo comum a renovação profunda da nossa relação bilateral e desejamos que marque a consolidação desse diálogo amigo com a China”, destacou o marido de Letízia.
O rei de Espanha ergueu o copo para um brinde a “este duplo aniversário, para que simbolize o começo de uma nova etapa de cooperação chino-espanhola que alcance novos e elevados níveis”.
A intensa jornada do presidente chinês e da sua mulher teve início no mesmo local onde esta quinta-feira foi encerrada a visita oficial. Pelas 10:00 horas (hora espanhola), Felipe VI e Letízia presidiam à receção oficial e honras de ordenação do mandatário e Peng Liyuan.
Deslocaram-se até à Plaza da Villa, onde receberam as chaves da cidade, na certeza de que a este encontro se seguiram tantos outros, alicençados por esta visita oficial.