Depois de dois dias intensos em Buenos Aires com percalços relacionados com o avião à chegada, jantares e encontros com entidades oficiais, a agenda dos Reis de Espanha não parece acalmar nesta que é a sua primeira visita oficial àquele país da América do Sul.
Córdoba é a cidade que se segue e, uma vez mais, Felipe e Letizia foram recebidos na manhã desta quarta-feira pelo casal presidencial argentino Mauricio Macri e Juliana Awada. O sorriso rasgado do presidente para saudar o Rei mantém a ideia de relação calorosa entre ambos, estendendo-se também à rainha Letizia que foi recebida com um abraço e um beijo amistoso da homóloga.
Embora os últimos dias tenham deixado claro que as relações entre os dois países parecem ser à prova de bala, a verdade é que uma visita destas não acontecia há muito tempo e isso mesmo foi lembrado pela primeira-dama argentina nas redes sociais: “A última visita de estado de Espanha à Argentina foi há mais de 30 anos. Muito obrigado Letizia e Felipe por terem vindo reafirmar este vínculo de afeto tão especial que une os nossos países”.
Durante este último dia de visita oficial à Argentina, os monarcas espanhóis marcaram presença no VIII Congresso Internacional da Língua Espanhola no qual participaram, entre outros, o prémio Nobel Mario Vargas Llosa e o diretor do Instituto Cervantes, Luis García Montero.
Antes do último almoço na América do Sul Felipe e Letizia visitaram as exposições organizadas pelo Instituto Cervantes no museu Caraffa de Cordoba e receberam uma delegação de espanhóis residentes naquela cidade argentina.
Os reis de espanhóis estiveram na Argentina em visita oficial a convite do presidente Mauricio Macri que já tinha visitado Espanha em 2017. Embora Felipe tenha estado inúmeras vezes naquele país sul americano de língua espanhola, nunca o tinha feito como monarca. A última vez que lá esteve era ainda príncipe das Astúrias e rumou à América para defender a candidatura falhada de Espanha aos Jogos Olímpicos de 2020.