Em Ninety-Nine Glimpses Of Princess Margaret, o autor Craig Brown tenta desmistificar a figura que era Margarida, a irmã mais nova de Isabel II. Um dos temas que o livro trata é a relação difícil da condessa de Snowdon com Diana, contudo este não era o seu único desafeto na família real.
De acordo com o livro, a princesa também antipatizava bastante com Sarah Ferguson, duquesa de York, que, à semelhança de Lady Di, viu todos os seus passos, bem como o casamento com o príncipe André, tornarem-se alvo de escrutínio. O casal acabou por divorciar-se em 1996, depois de 10 anos de união.
O The Telegraph avança que depois de Ferguson ter sido apanhada pelos paparazzi numa situação comprometedora com o assessor financeiro John Bryan em 1992, Margarida enviou uma carta escrita à mão à mulher no sobrinho, no qual condenava o seu comportamento inapropriado.
“Fizeste mais para envergonhar a família do que se poderia imaginar,” escreveu. “Nunca, nem por um minuto, demonstraste constrangimento depois daquelas fotografias vergonhosas. Claramente, nunca consideraste os danos que nos estás a causar a todos.”
Craig Brown afirma no seu livro que o texto deixou Sarah em lágrimas.
De recordar que o autor contactou amigos e outras fontes próximas de Margarida, que morreu em 2002, aos 71 anos, depois de uma série de problemas de saúde. “As pessoas estão dispostas a falar sobre ela. Acho que é por causa do fator tempo. Os seus contemporâneos ainda estão vivos e as suas atitudes mudaram… E essa era já se foi,” explica.
Veja também: Ocasiões em que o estilo de Diana parece ter influenciado Kate