O príncipe Carlos e a duquesa da Cornualha chegaram a Berlim na terça-feira, 7 de maio, para uma visita oficial de quatro dias, que tem como objetivo estreitar as relações entre os dois países. A viagem do casal acontece apenas um dia depois do nascimento do filho dos duques de Sussex, que o avô ainda não teve oportunidade de conhecer.
Ao aterrarem na capital alemã o principal tema de conversa foi, como seria expectável, sobre o mais recente neto do futuro herdeiro da coroa brintânica.
“Não poderiamos estar mais encantados com a notícia e esperamos conhecer o bebé quando regressarmos”, afirmou o príncipe Carlos, num comunicado feito já em solo alemão. À chegada, a chanceler Angela Merkel felicitou o casal pelo nascimento do bebé e antes de darem início a uma reunião privada, os três ainda posaram para a comunicação social, tendo vivido, nesse momento, uma situação caricata, quando um dos presentes – não se sabe ao certo quem – gritou alto “parabéns, avô”.
Durante o primeiro dia de visita oficial, o casal recebeu vários presentes destinados ao mais recente membro da família real. O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, entregou ao filho da rainha Isabel II um urso de peluche vestido com uma roupa azul, felicitando-o pelo nascimento. Já à duquesa foi entregue um embrulho decorado com um balão azul no qual se podia ler “é um menino”. “Assim que chegarmos entrego o presente [aos duques de Sussex]. Tenho a certeza de que ficarão encantados”, afirmou Camilla, ao receber o presente.
Recorde-se que o filho do príncipe Harry e Meghan nasceu na passada segunda-feira, dia seis de maio.