Donald e Melania Trump foram recebidos com pompa e circustância no Reino Unido. Em sua honra, a rainha Isabel II ofereceu um banquete no palácio de Buckingham esta segunda-feira, 3 de junho. Mas a curiosidade dos mais atentos recaiu sobre um detalhe em particular: o momento em que o casal Trump e a monarca inglesa se cumprimentaram.
Enquanto os fãs estão habituados a ver membros da família real e outros dignatários inclinando-se mostrando reverência à rainha, o presidente Trump e Melania optaram por um aperto de mão. No verão passado, em sua visita oficial, os Trumps escolheram cumprimentar a monarca da mesma maneira. Será este gesto um erro de protocolo?
De acordo com a página oficial da rainha, na verdade “não há códigos obrigatórios de comportamento quando se encontra a rainha ou um membro da família real, mas muitas pessoas gostariam de ver as formas tradicionais”. No caso dos homens “trata-se de um curvar de pescoço (somente da cabeça), enquanto as mulheres fazem uma pequena reverência. Outras pessoas preferem simplesmente apertar as mãos da maneira habitual”.
Fazendo uma retrospectiva da visita do ex-presidente e da mulher, Barack e Michelle Obama, que teve lugar em 2011, nem ele nem sua esposa fizeram se curvaram ou mostraram reverência à rainha – em vez disso, ambos optaram por um aperto de mão.