Todas as mulheres que disseram ‘sim’ ao convite da rainha Isabel II esta segunda-feira, 3 de junho, para marcar presença no banquete em honra do presidente dos Estados Unidos da América, que se encontra em visita oficial ao Reino Unido, surgiram vestidas com opulentos trajes que em comum tinham uma única característica: a opção pela cor branca.
Terá sido esse facto um acordo em grupo ou pura casualidade? E porquê o branco e não outra cor? Parece haver uma explicação para tudo isso. De acordo com o especialista em colorimetria, Gabi Winters, revelou poderá ter a ver com o símbolo desta cor. “O branco é a cor da paz e de novos começos, pelo que o significado por de trás desta escolha pouco comum poderá estar relacionada com uma intenção de renovar, de celebrar os laços diplomáticos entre as diferentes nações”, começa por explicar.
Apesar de considerar uma cor neutra e, por isso, pouco estimulante para os sentidos, “podemos dizer que representa uma tela em branco que espera ser colorida”, que cria “a sensação de simplicidade”.
O especialista recorda ainda que esta cor simboliza a igualdade, a neutralidade e a independência. “É um símbolo de pureza, de limpeza, de perfeição… é por isso que as noivas escolhem o branco para se casarem, os médicos e também aqueles que trabalham no mar.” Gabi acredita ter havido, de facto, um dress code para a ocasião, atendendo a um outro facto curioso: também os homens, que usaram trajes escuros, optaram por camisas, coletes e gravatas de cor branca.