Acompanhado pela rainha Letizia, o rei Felipe VI já foi distinguido, esta segunda-feira, com a Ordem da Jarreteira, a mais alta condecoração de cavalaria britânica.
A partir de agora, o rei de Espanha integra o grupo de oito cavaleiros estrangeiros, do qual também faz parte o seu pai, o rei Juan Carlos, investido em 1988.
A par de Felipe VI, foi também investido o rei Guilherme da Holanda, que se fez acompanhar na cerimónia pela rainha Máxima.
Os dois monarcas participam agora no desfile em Windsor, no qual se celebra o ingresso dos novos membros da Ordem.
Depois da investidura, Isabel II posou para as fotografias com os reis. A soberana, assim como Felipe e Guilherme, envergava a indumentária tradicional da ocasião, composta por uma capa de veludo e arminho, chapéu estilo Tudor, com penas de avestruz e a insígnia da Ordem – em forma de estrela, no caso da rainha, a única que pode usá-la desta forma.
Depois do ritual privado na Sala do Trono, no castelo de Windsor, onde foi imposta a distinção aos monarcas, a rainha ofereceu um almoço, que se realizou antes da celebração religiosa na capela de St. George, a que se seguiu a tradicional volta ao castelo.
O desfile, que dá as boas vindas aos novos cavaleiros e damas, é o momento mais esperado desta cerimónia.
Além de Isabel II, também o príncipe de Gales é membro permanente da Ordem, pelo que ele e a duquesa da Cornualha ocuparão um lugar privilegiado na procissão. O príncipe William, que também faz parte da Ordem, terá também direito a um lugar de destaque. A seu lado estará a duquesa de Cambridge.
Veja o vídeo.