No dia 3 de julho de 2013, num discurso transmitido nas televisões e rádios belgas, o rei Alberto pronunciou as palavras que, dentro em breve, mudariam a vida dos cidadãos daquele país. “A minha idade e a minha saúde não me permitem levar a cabo as minhas funções”, disse, na época. Alguns dias mais tarde, a 21 de julho, sobe ao trono o seu filho, Philip, então com 50 anos.
Este domingo comemora-se a coroação do rei, recordando o momento histórico vivido há seis anos, o dia em que a mais velha dos quatro filhos de Philip e Mathide, Elisabeth, tomou o primeiro lugar na linha da sucessão ao trono.
A celebração do reinado de Philip da Bélgica coincide com os festejos do Dia Nacional do país, uma ocasião que é celebrada desde 1831, quando Leopoldo I jurou a Constituição e o pais adquiriu a independência. Desde essa altura, a data comemora-se com música, dança, desfiles militares e celebrações religiosas.
Este ano, os reis fizeram-se acompanhar pelos filhos, Elisabeth, Gabriel, Emmanuel e Eleonore, tendo sido fotografados à saída da catedral de Bruxelas.
Veja as imagens.
Recorde o visual da rainha Mathilde há um ano, nas celebrações do quinto ano de reinado.