O rei Maha Vajiralongkorn converteu a sua amante em consorte real à frente da sua mulher. Desta forma, a monarquia do país assumiu publicamente a poligamia. Sineenat Wongvajirapakdi, de 34 anos, tornou-se amante oficial do rei no dia em que este celebrou o seu 67º aniversário.
Esta é a primeira vez desde a abolição da monarquia absoluta no país, em 1932, que é nomeada uma “consorte real”. Na cerimónia, o rei verteu água sobre a cabeça da mulher, um gesto simbólico que a tornou oficialmente como sua concubina. Todos os cidadãos tailandeses puderam assistir ao momento através da televisão..
Sineenat recebeu também quatro medalhas como “a mais nobre ordem da coroa da Tailândia” e “a mais exaltada ordem do elefante branco, classe especial”. A mulher já fazia parte do núcleo próximo do rei, dado que integrava a equipa de guarda-costas do monarca, além de ter trabalhado como enfermeira no hospital militar Ananda Mahidol.
A celebração não foi alvo de qualquer tipo de críticas, uma vez que na Tailândia a pena de prisão para quem ofende a coroa pode ir até aos 15 anos. Esta nomeação surge apenas três meses depois do casamento do rei com Suthida Vajiralongkorn – a sua quarta mulher – na mesma altura em que ascendeu ao trono.
Veja o vídeo.