Martha Louise da Noruega anunciou esta quarta-feira que tomou uma decisão sobre a utilização do seu título de princesa, tendo afirmado que não vai mais usá-lo para fins comerciais. A decisão surge no seguimento das várias críticas de que tem sido alvo nos últimos meses por utilizar o seu estatuto para promover as conferências que tem dado com o seu namorado, xamã Durek, pela Europa.
“Ultimamente tem havido muita discussão sobre o uso do meu título de princesa em contextos comerciais. O facto de ter usado o meu título durante a minhas conferências foi, para muitos, uma provocação, algo que consigo entender. Levei muito a sério as críticas que recebi sobre o assunto e, em conjunto com a minha família, decidimos fazer algumas mudanças. Combinámos o seguinte: usarei o título de princesa quando representar a casa real norueguesa, quando esteja a cumprir com as minhas tarefas oficiais, em casa, no estrangeiro e em contextos mais privados. Mas a partir de hoje, não voltarei a usar o meu título de princesa para fins comerciais”, escreveu, numa publicação feita no Instagram.
Martha Louise e Durek Verret, um curandeiro espiritual, assumiram a relação no passado mês de maio, através das redes sociais, pouco antes de começarem as conferências pelo norte da Europa, intituladas A princesa e o xamã, um nome que fez com que um dos jornais locais, o Fædrelandsvennen, exigisse publicamente que a princesa abdicasse do título. Nessa altura, Martha Louise disse que esse era um título que lhe pertencia, por fazer parte da família real, e que não abdicaria dele. “Não é algo que considere fazer. Sou parte desta família e sempre o serei.”, referiu, num programa de televisão.