No início deste ano estreou em San Diego, na Califórnia, um musical intitulado Diana, uma peça sobre a vida da princesa de Gales, desde o dia em que conheceu o príncipe Carlos até à sua morte, em 1997. O sucesso foi imediato, pelo que em 2020 o musical chegará à Broadway, em Nova Iorque.
É a atriz Jeanna de Waal quem dá vida à princesa, e garantiu que assumir este papel foi uma enorme responsabilidade, mas também “um grande privilégio”. A obra incide sobre vários episódios da vida de Diana, como a sua conturbada relação com a família real britânica e com a própria Camilla – atual mulher do príncipe Carlos – até à sua separação, no início dos anos 90 (ainda que o divórcio só tenha saído em 1996), entre outros.
“Eu realmente não conhecia os detalhes da história. É complicado porque há momentos engraçados, mas também momentos sombrios, e é um grande sonho para os atores explorarem a vida de alguém dessa forma tão intensa”, explicou a atriz ao site Broadway World. Jeanna de Waal partilhou ainda que foi a faceta mais pessoal da princesa de Gales a que mais a marcou enquanto criava a personagem. “Sinto-me um pouco intimidada pelas reações, mas espero que as pessoas que não a conheciam saiam do teatro com uma ideia do que ela fez pelo mundo. Conseguiu que toda a gente se sentisse especial”, explica ainda.
A peça foi escrita por Joe DiPietro, tem música de David Bryan (compositor dos Bon Jovi), e direção de Christopher Ashley.