Não há dúvidas de que a rainha Isabel II teve um papel fundamental na preparação do príncipe William para um dia desempenhar o papel de rei. Contudo, foi revelado um momento em que a monarca inglesa admitiu ter sentido uma grande tristeza em relação àquele neto e o motivo não poderia ser mais comovente. A rainha Isabel II sentia-se tristeza por ver tão poucas vezes William.
Atenta aos detalhes da educação do irmão de Harry, a rainha foi irrepreensível na forma como o acompanhou, tendo com ele criado uma união muito especial, apesar de não terem tido sempre essa proximidade, de acordo com informações reveladas por um biógrafo da realeza.
O trabalho de preparação para o papel que o jovem assumiria no seio da coroa britânica tornou-se mais constante a partir dos seus 13 anos, altura em que o casamento do príncipe Carlos e da princesa Diana começou a desmoronar-se, particularmente depois da entrevista que a ‘princesa do povo’ à BBC, na qual revelou detalhes da intimidade da família real inglesa.