O rei Juan Carlos já saiu da Unidade de Cuidados Intensivos e continua a recuperar da intervenção cirúrgica a que foi submetido no passado sábado, na qual foram realizados três bypass coronários. De acordo com as informações médicas, o pai de Felipe VI continua a evoluir favoravelmente. “Sua Majestade o Rei Juan Carlos passou bem a noite sem precisar de suporte vasoativo. Continua submetido a cuidados pós-cirúrgicos, sob supervisão dos serviços de cirurgia cardíaca (…) e de cardiologia (…). A evolução do rei Juan Carlos está a ser satisfatória, [ele] já caminha pelo quarto e realiza exercícios de fisioterapia cardirrespiratória”, refere o comunicado.
Na manhã desta terça-feira, o rei recebeu a visita da infanta Elena e dos filhos, Felipe e Victoria Frederica, que chegaram ao hospital Quirón de Pozuelo de Alarcón perto das 11h das manhã locais (10h em Lisboa). Na chegada às instalações, a infanta não prestou declarações à imprensa. No interior estava já a rainha Sofía, que chegou apenas alguns minutos antes.
De recordar que na tarde desta segunda-feira foi a vez da infanta Cristina e três dos seus quatro filhos, Juan Valentín, Miguel e Irene, visitarem o rei emérito, numa curta visita que durou apenas 40 minutos.
Os primeiros a visitarem o monarca ainda no dia da cirúrgia foram a rainha Sofía e o rei Felipe VI, que assegurou, perto das 20h locais (21h em Lisboa) que o pai se encontrava bem e divertido. “Ele não perde o sentido de humor”, garantiu aos meios de comunicação ali presentes.