Esta semana, a rainha Mathilde da Bélgica vai surgir no pequeno ecrã e em dois momentos distintos. Há uns dias foi para o ar o documentário “Profissão: rainha”, da estação televisiva alemã ZDF, que relata o dia a dia de três rainhas europeias do século XXI, Letizia de Espanha, Máxima da Holanda e Mathilde da Bélgica.
Agora, a monarca belga vai estrear esta quinta-feira, dia 5 de setembro, uma nova rubrica no canal público de televisão VRT, uma notícia que apanhou toda a gente de surpresa,mas que tem uma explicação plausível.
Tal como explicou a Casa Real através de um comunicado, trata-se de uma inciativa que faz parte do projeto Music Connects da Fundação Rainha Mathilde. Será um programa semanal em que a mulher do rei Philippe receberá no palácio uma criança que terá a oportunidade de mostrar o seu talento para a música. A rubrica vai estar inserida no programa Merci voor de muziek (Obrigada pela música, em português).
De recordar que a fundação começou a olhar para a música como um tema a que é necessário prestar apoio financeiro e premiar quem nesse campo se destaca. A rainha entrega todos os anos um prémio de 10 mil euros numa cerimónia que decorre no palácio real, em Bruxelas.