Muitas vezes os atores precisam de passar por alterações ao seu aspeto físico para poderem interpretar determinados papéis, seja a necessidade de perder ou ganhar peso ou mudarem radicalmente de corte ou cor do cabelo. Recentemente foi Olivia Colman quem precisou de uma transformação para interpretar a rainha Isabel II na série The Crown. No entanto, esta mudança não foi tão simples como inicialmente fora previsto.
Apesar de a atriz até ter algumas semelhanças com a monarca (quando esta tinha a idade que Olivia tem atualmente), as duas têm uma característica que as distingue e que a atriz não conseguiu ultrapassar, devido à dor física que lhe causava.
Isabel II e a atriz que a representava nas primeiras temporadas, Claire Foy, tinham em comum o facto de ambas terem olhos azuis. O mesmo não se pode dizer que Olivia Coleman, que tem olhos castanhos. Para interpretar o papel da monarca foi-lhe pedido que colocasse lentes de contacto azuis, para que a caratcterização se tornasse mais real. No entanto, a atriz confessou que não conseguia suportá-las (nem colocá-las). “[Pôr as lentes] era basicamente como um exorcismo”, disse.
Foi então tentado outro método, o de lhe mudar a cor dos olhos em pós-produção, mas a cor ficava bastante diferente do tom de azul da rainha, pelo que, na próxima temporada de The Cown, o público irá ver pela primeira vez Isabel II de olhos castanhos.