Gareth Thomas, ex-jogador de rugby, revelou este sábado, dia 14, que é portador de VIH. Desta forma, o atleta, natural do País de Gales é o primeiro desportista britânico a assumir viver com a doença e foi também o primeiro atleta profissional a assumir a homossexualidade, em 2009, de acordo com a CNN.
Aos 45 anos, o antigo capitão dos Lions partilhou um vídeo no Twitter onde conta ser portador de VIH, depois de ter sido chantageado. “Olá, eu sou o Gareth Thomas e quero partilhar um segredo com vocês. Estou a viver com HIV. Agora que vocês têm essa informação isso deixa-me extremamente vulnerável, mas não me deixa fraco”, começou por dizer Thomas.
Durante o vídeo, o atleta explica que foi “forçado” a tornar este facto da sua vida público, mas promete “lutar para acabar com o estigma” existente no que respeita ao HIV. “Peço que me ajudem a mostrar a todos os que vivem com medo das reações e opiniões das outras pessoas que ter HIV não significa que nos devemos esconder”, disse.
Depois de partilhar o vídeo, Gareth Thomas recebeu muitos comentários positivos, elogiando a atitude que teve e dando-lhe força. Um desses comentários foi do próprio príncipe Harry, que utilizou a conta de Instagram dos duques de Sussex para dedicar algumas palavras ao jogador.
“Gareth, tu és uma lenda! Ao compartilhares a tua história de ser HIV+, estás a salvar vidas e a destruir o estigma, mostrando que se pode ser forte vivendo com HIV. Todos devemos ficar chocados com a maneira como foste forçado a contar a tua verdade, que é tua e somente tua, para compartilhares de acordo com a tua vontade. Eu e milhões de pessoas estamos contigo”, pode ler-se, na conta oficial dos duques.
Também o príncipe William quis deixar uma mensagem ao atleta. “Corajoso como sempre – lenda dentro do campo e fora dele. Tens o nosso apoio, Gareth”, escreveu o duque de Cambridge, partilhando o vídeo do jogador.
Veja o vídeo!