Na manhã desta terça-feira, dia 24, Iñaki Urdangarin voltou a abandonar as instalações prisionais de Brieva, em Ávila, para se dirigir à Casa Don Orione de Alarcón, em Madrid, para cumprir trabalho comunitário, prestando auxílio às pessoas que ali residem, à semelhança do que já tinha feito na semana passada. À chegada ao local, um detalhe do visual do marido da infanta Cristina chamou a atenção dos presentes.
Tal como na primeira saída, Urdangarin compareceu no local com um visual descontraído. Desta vez optou por umas calças azuis claras, um cinto cinzento e uma camisa verde. No entanto, o detalhe que saltou á vista encontrava-se pendurado no ombro do cunhado de Felipe VI. Aí levava um saco preto onde de um dos lados se podia ler a frase “Because there is no planet B” (“Porque não há planeta B”, em português). O saco pertence a uma campanha da Ecoalf, uma marca espanhola sustentável, que apoia o projeto Upcycling the Oceans e a sua expansão pelo Mediterrâneo.
A utilização deste acessório por Iñaki Urdangarin surge apenas um dia depois do discurso de Greta Thunberg na ONU. A adolescente sueca de 16 anos tem sido uma voz ativa para alertar sobre a questão das alterações climáticas, tendo-se deslocado até Nova Iorque a bordo de um veleiro, para reduzir a emissão de CO2.
Além de Iñaki, também outros elementos da família real espanhola utilizam produtos desta marca ecológica, como a rainha Sofía ou Victoria de Marichalar, filha da infanta Elena.
De recordar que o marido da infanta Cristina foi recentemente autorizado a prestar trabalho comunitário todas as terças e quintas, por um período de oito horas.