A Casa Grã Ducal do Luxemburgo anunciou esta sexta-feira que a grã-duquesa, Maria Teresa, deverá ser operada “com a maior brevidade possível” a um joelho. O palácio informou ainda que a cirurgia foi recomenda pelos médicos, devido a uma lesão.
A intervenção está marcada para esta terça-feira, dia 8 de outubro. Depois, seguem-se várias semanas de repouso, pelo que a grã-duquesa se viu obrigada a cancelar a sua agenda oficial por tempo indeterminado, enquanto durar a sua convalescença. Guilherme, o grão-duque herdeiro, referiu que a mãe “se encontra bem e animada”.
De recordar que há cinco anos, Maria Teresa foi submetida a um procedimento artroscópico na clínica Eich, no Luxemburgo, um tipo de endoscopia para a visualização de uma articulação, como o joelho. Três semanas após a cirurgia, a grã-duquesa reapareceu, apoiada em canadianas, para receber uma delegação de representantes das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha, num audiência que decorreu no palácio Grão-Ducal. Até então, a sua agenda oficial havia sido consideravelmente reduzida, tendo permanecido na maioria do tempo em repouso no castelo de Berg, em Colmar Berg.