Depois do tão aguardado discurso da princesa Leonor na entrega de prémios Princesa das Astúrias, que decorreu esta sexta-feira, dia 18, os reis e as duas filhas ainda tinham uma visita importante a fazer antes de regressarem a Madrid. Assim, este sábado, dia 19, os quatro deslocaram-se até Asiegu, que este ano venceu o prémio de “cidade exemplar”.
Ao chegarem a esta localidade do município de Cabrales, Felipe VI, Letizia, Leonor e Sofía foram recebidos sob um forte aplauso. Passava um quarto de hora do meio dia (11:15h em Lisboa) e nem a forte chuva que caia nesse momento afastou os habitantes do local.
O dia começou com uma visita à queijaria La Pandiella, um estabelecimento que conta com Denominação de Origem Protegida. Depois, os quatro estiveram na avenida ‘les vaques’, um caminho no qual antigamente estes animais circulavam – onde Leonor foi a encarregada de inaugurar a placa comemorativa – esperando-os, de seguida, uma paragem em frente à fonte pública.
Por fim chegava um dos momentos mais aguardados desta visita, o momento em que a princesa Leonor e a infanta Sofía se encontraram com as crianças daquela pequena localidade. São apenas oito e, ao despedirem-se das duas irmãs, ofereceram-lhes uma camisola.
Ainda antes de se despedirem de Asiegu os reis e as filhas estiveram na igreja de San Miguel, onde entregaram o prémio de ‘cidade exemplar’. Ali a princesa fez um novo discurso, palavras que se somam às que pronunciou esta sexta-feira no Teatro Campoamor, durante a entrega dos prémios Princesa das Astúrias.
Veja as imagens!