Os representantes das monarquias de todo o mundo estão no Japão para, na sala de estado do Palácio Imperial de Tóquio, assistir à cerimónia de entronização do imperador Naruhito, juntamente com a imperatriz Masako. A rainha Letizia de Espanha não foi exceção, e graças ao visual escolhido para a ocasião, voltou a triunfar com uma imagem elegante, à qual já nos habituou ao longo dos vários anos de vida pública.
O primeiro ‘look’ eleito para a ocasião foi um vestido comprido em estampado floral com fundo verde, acompanhado de um cinto verde a definir-lhe a silhueta, uma criação da autoria de Matilde Cano. O visual ficou completo com uma ‘clutch’ em tons rosa, um modelo Victoria da Carolina Herrera, avaliado em 550 euros.
Cumprindo as regras protocolares, a mulher de Felipe VI escolheu um acessório para o cabelo, algo raro nos seus visuais: uma fita para a cabeça feita à mão em ráfia e veludo rosa da firma sevilhana Nana Golmar. Incorporou ainda no seu ‘look’ a banda da Ordem da Coroa Preciosa, uma condecoração japonesa, que recebeu durante sua visita oficial de estado ao Japão na primavera de 2017.
O toque final deste visual é a opção pelas jóias do joalheiro real, peças repletas de história. Pela primeira vez, a monarca espanhola escolheu um dos colares de chatones, que foram dados como presentes de Afonso XIII à mulher, a rainha Victoria Eugenia. O original, ao qual os diamantes foram adicionados posteriormente até serem divididos em dois, pertencia à empresa Ansorena, e foi avaliado em 175.000 euros.
A combinar com estas novidades, Letizia levou outras jóias, como os brincos de diamantes e esmeraldas, que pertenceram à sua sogra, a rainha emérita Sofía, não sendo a primeira vez que os usa. Escolheu também o seu anel Karen Hallam e surpreendeu ao combiná-lo com uma pulseira de diamantes.