O dia que a monarquia belga sonhava chegou finalmente: a princesa Elisabeth, herdeira ao trono, completou 18 anos de vida. Para filha de Philippe e Mathilde da Bélgica este aniversário tem, certamente, um sabor especial. A ocasião foi celebridade com solenidade, tendo sido aberto para a ocasião o Salão do Trono, do Palácio Real de Bruxelas, uma cerimónia durante a qual a princesa e duquesa de Brabante foi a grande protagonista.
Ao lado da família real, do governo belga e de um total de 80 jovens nascidos no mesmo ano que a princesa, mostrou-se segura, tendo escolhido para a ocasião um vestido tipo ‘blazer’ branco com um cinto, o cabelo semipreso e um ligeiro toque de maquilhagem. Diante do olhar emocionado da mãe, Mathilde, e ladeada pelo pai e pelo avô, o rei Alberto, permaneceu sentada enquanto atuava uma dupla de violinistas.
Phillip dirigiu algumas palavras à filha durante o seu discurso: “Querida Elisabeth, hoje completas 18 anos. A tua mãe, os teus irmãos e os teus avós estão muito felizes de celebrar este importante momento da tua vida aqui, contigo. Quando cheguei à maioridade tinha duas perguntas em mente: ‘O que sou e o que posso fazer com a minha vida?’ Sei que essas duas questões também estão na tua cabeça neste momento, como estão na de todos os jovens da mesma idade. Todo o jovem deve encontrar o seu próprio caminho e marcar a diferença”, afirmou lembrando o importante papel que a geração tem pela frente no que às alterações climáticas diz respeito.
E acrescentou: “A tua mãe e eu estamos muito felizes que sejas nossa filha e estamos orgulhosos da tua forma de ser e olhar a vida. Não tenhas receio de lutar por viver uma vida plena, enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que a partir de hoje encontrarás no teu percurso de vida. Irradias bondade e tens muitas qualidades pelo que sabemos que o teu futuro será brilhante.”
Seguiu-se uma atuação da Royal Ballet School da Antuérpia e pouco depois, a homenagem aos jovens nascidos em 2001. Um dos momentos mais especiais deste dia foi a imposição da insígnia da Ordem de Leopoldo II, da qual Phillipe é grão-mestre.
Emocionada, Elisabeth foi saudada pelos familiares e pronunciou as primeiras palavras do seu discurso, no qual agradeceu à família: “Juntos formamos uma grande equipa. Obrigada mamã por estares sempre disponível para escutar-me com atenção. Obrigada papá pela tua confiança. Sei que, no futuro, poderei contar sempre contigo”, afirmou lembrando o importante trabalho dos progenitores no ampliar da sua visão do mundo no que à arte, à cultura e ao desporto diz respeito. Dirigindo-se aos jovens presentes, assumiu partilhar com eles as preocupações e a vontade de caminhar em conjunto. “O país pode contar comigo”, garante.
O ato solene coloca um ponto final aos festejos do 18.º aniversário da princesa Elisabeth, que regressará ao País de Gales onde estuda, depois de ter renunciado à remuneração que lhe é devida enquanto herdeira ao trono.