Foi no passado dia 7 de outubro que o rei Carlos Gustavo da Suécia anunciou, através de comunicado oficial, algumas importantes alterações ao seio da família real sueca.
Entre outras coisas, tornou pública a sua decisão de esclarecer quais as pessoas seriam, a partir desse momento, membros de pleno direito da Casa Real e quais não o seriam, especificando para o efeito quem continuaria a ter tarefas institucionais.
Carl Philip e Madalena da Suécia, bem como os seus filhos, perdem assim o título de “Alteza Real”, embora continuem a ser membros da família real. Na altura, Carl Philip comentou a decisão do rei sueco sublinhando que era algo muito positivo, já que daria aos seus filhos uma grande liberdade ao longo da vida.
Agora é a vez de Silvia ter uma palavra a dizer sobre o assunto. Na entrevista à “Gothenburg Post”, a mulher do rei defendeu de forma acérrima a decisão. “Não é uma mudança assim tão dramática. É uma maneira de esclarecer a situação especial da família da princesa. Todos na família real sentem uma grande responsabilidade”, afirma lembrando que todos estão atentos e capazes de atuar quando necessário.
Ao pronunciar estas últimas palavras, a rainha Silvia poderá estar a referir-se ao próximo evento que reunirá todos os membros da Família Real: os prémios Nobel, uma cerimónia que ocorrerá em 10 de dezembro. Pensa-se que tanto os reis, como a princesa, o seu marido e os príncipes Carl Philip – com Sofia – e Madalena – com Chris O’Neill – se encontrem neste importante evento que transforma Estocolmo num ponto central de conhecimento.