Decorreu esta terça-feira, 10 de dezembro o banquete após a cerimónia de entrega dos Prémios Nobel, reunindo 88 membros da realeza de entre os 1300 convidados.
A refeição decorreu no Salão Azul da Prefeitura da capital para apreciar o banquete tradicional realizado desde 1934. Os membros da realeza sueca continuaram as celebrações depois do certame, e provaram um jantar criado pelos ‘chefs’ Sebastian Gibrand e Daniel Roos.
Os reis Carlos Gustavo e Silvia da Suécia, assim como seus filhos Madalena, Victoria e Carl Philip, bem como os príncipes Daniel e Sofia, deliciaram-se, juntamente com os restantes convidados, com o prato principal: pato recheado de cogumelos e tomilho, com batatas caramelizadas, beterraba amarela com ervas, sumo de pato assado com couve milanesa temperada com cogumelos ‘shitake’ defumados e cebola assada com óleo de abeto.
Para a sobremesa, os presentes uma mousse de framboesa e chocolate, creme e sorvete de framboesa.
O tema do banquete deste ano é ‘A terra que herdamos’. Como tal, durante a noite, músicas tradicionais suecas tradicionais e antigas foram tocadas por músicos como Carl-Michael Bellmar, Evert Taube ou Cornelis Vreeswijk, entre outros. Lisa Nilsson e Magnus Carlson foram os solistas que acompanharam a Orquestra de Câmara Sueca.