Boris Johnson venceu as eleições no Reino Unido esta quinta-feira, 12 de dezembro, e permanecerá como primeiro-ministro. Mas qual o impacto deste resultado na vida da rainha Isabel II?
É esperado que, esta sexta-feira, o líder dos conservadores visite o palácio de Buckingham, se reuna com a monarca inglesa e esta o convide para formar governo.
Boris deverá reorganizar o seu gabinete durante o fim-de-semana, antecedendo assim a abertura do Parlamento, que acontece na próxima semana. A rainha, que habitualmente viaja para Sandringham na quinta-feira antes do dia de Natal, será forçada a fazer alguns ajustes aos seus planos para presidir a este evento, que deverá acontecer no dia 19 de dezembro.
Recorde-se que, em novembro, o governo anunciou que, se Boris Johnson fosse reeleito como primeiro-ministro, a abertura do Parlamento do Estado e o discurso da rainha aconteceriam nesse dia. “A abertura do Parlamento vai ter lugar com elementos cerimoniais reduzidos, como aconteceu nas eleições antecipadas de 2017. Isto deve-se tanto às eleições gerais antecipadas quanto à proximidade da abertura do Estado ao Natal. Se houver uma mudança de governo após a eleição, prevê-se que o discurso da rainha seja em janeiro num horário mais habitual; mas isso seria uma questão para a nova administração.”