A Casa Real da Noruega anunciou esta quinta-feira, dia 19, que o rei Harald se encontra doente. De acordo com as informações avançadas, o monarca contraiu uma infeção viral, que o obrigará a manter-se afastado da vida pública durante algum tempo.
Apesar de não terem sido partilhados muitos dados sobre o estado de saúde do rei, foi confirmado que não se trata de uma doença grave. Enquanto estiver afastado dos seus deveres reais, será o seu filho, o príncipe herdeiro Haakon, quem assumirá a regência, substituindo o pai em todos os atos que constavam na sua agenda para os próximos dias.
Assim, esta quinta-feira, o príncipe marcou presença na reunião extraordinária do Conselho de Estado e também será Haakon quem irá presidir ao conselho de ministros esta sexta-feira, dia 20, no palácio Real de Oslo.
Sobre o estado de saúde do pai, o príncipe revelou apenas que está a “evoluir bem” e que esperam que esteja de regresso “dentro de alguns dias”.
Recorde-se que esta já não é a primeira vez que Haakon tem que assumir o papel do pai por motivos de saúde. Em abril de 2018 o monarca teve uma lesão num pé que o obrigou a ficar em repouso absoluto, pelo que o príncipe assumiu a regência durante esse período.