A decisão dos duques de Sussex em renunciarem aos deveres reais e abandonarem o núcleo ‘sérior’ da família real britânica é apenas um dos muitos problemas com que Isabel II tem tido que lidar ao longo do seu reinado. Aos 10 anos percebeu que seria rainha no momento em que o seu tio Eduardo VIII abdicou da Coroa em favor do seu pai. Desde então, já enfrentou os divórcios dos filhos, a morte da princesa Diana e, mais recentemente, o escândalo sexual em que o príncipe André se tem visto envolvido. Mas não só.
Conheça alguns dos momentos mais difíceis que a rainha teve que enfrentar desde a sua coroação, em 1953.
1. Os escândalos amorosos da princesa Margarida
A irmã mais nova da rainha foi protagonista de alguns momentos complicados, nomeadamente no que diz respeito à sua vida amorosa. Quis casar-se com Peter Townsend, capitão do Exército, mas nunca o pôde fazer, uma vez que este era divorciado e, naquela altura, era impensável que um membro da família real se casasse com uma pessoa nesta condição. Acabou por dizer o sim a Anthony Armstrong-Jones, conde de Snowden, com quem teve dois filhos e com o qual manteve uma relação conflituosa, até se divorciarem em 1978, depois de um casamento de 18 anos.
2. O divórcio da princesa Ana
Em 1992, aquele que ficou conhecido como o annus horribilis da monarquia britânica, a filha da rainha separou-se de Mark Philips, depois de quase vinte anos de casamento e dois filhos em comum, devido a uma relação extraconjugal que este terá mantido com outra mulher e do qual terá nascido uma filha, em 1985.
3. O triângulo amoroso Diana-Carlos-Camilla
“No meu casamento senti-me como um cordeiro a caminho do matadouro”, disse uma vez a princesa Diana, garantindo ainda que durante a sua lua-de-mel o príncipe Carlos já mantinha uma relação extraconjugal com Camilla. “Não me casei apenas com Carlos, mas também com a sua amante, que estava ao corrente do mais ínfimo detalhe”, contou a princesa de Gales numa famosa entrevista à BBC. Em 1993 um jornal australiano divulgou uma conversa íntima entre Carlos e a agora duquesa da Cornualha, provando a relação existente entre ambos.
4. O incêndio no castelo de Windsor
Em 1992 um incêndio deflagrou no castelo de Windsor, destruindo uma centena de quartos e causando danos avultados no edifício. Mais de 200 bombeiros combateram o fogo durante 15 horas. Felizmente não houve vítimas mortais.
5. A morte da princesa Diana
A princesa de Gales foi uma das pessoas mais acarinhada pelos admiradores da família real britânica. O mundo chorou a morte de Diana, que perdeu a vida a 31 de agosto de 1997, vítima de um acidente de carro em Paris.
6. O escândalo (e posterior renúncia) do príncipe André
Em 2019 o duque de York viu-se envolvido no escândalo sexual que tinha como figura principal Jeffrey Epstein, devido às relações de amizade que mantinha com este. A pressão mediática em torno desde caso levou a que André se afastasse dos seus deveres reais, surgindo agora poucas vezes em público.
7. O afastamento de Harry e Meghan
O ano de 2020 ainda mal começou, mas a família real já sofreu um novo golpe. Desta vez foram os duques de Sussex que decidiram afastar-se dos deveres reais, tendo anunciado a sua decisão ao mundo ainda antes de esta ser discutida no seio da família real. Harry e Meghan planeiam viver entre Londres e o Canadá, sem dependerem de fundos públicos.
Recorde o momento da coroação da rainha.