![6.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/01/149261116.jpg)
Emir do Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum
Joe Giddens – PA Images
O emir do Dubai tem sido notícia nos últimos meses depois de a sua última mulher, a princesa Haya, ter fugido para Londres, tendo levado consigo os dois filhos do casal.
Agora, Mohamed bin Rashid Al Maktoum volta a estar no centro da polémica, depois de a sua primeira mulher, Randa bin Mohamed Al Banna, ter dado uma entrevista ao The Sunday Times onde relata os momentos terríveis que viveu por causa do ex-marido.
Randa conheceu o emir em 1972, quando tinha apenas 16 anos, durante uma festa em Beirut. Não demorou muito para que Al Maktoum a convidasse para ir ao Dubai. Os dois casaram-se e em 1977 nasceu a filha de ambos, Manal.
Al Banna descreve os primeiros anos de casamento como felizes, mas essa realidade rapidamente mudou, tendo começado a compreender que o marido era uma pessoa “difícil, restritiva e teimosa”. Na entrevista, contou que se sentia cada vez mais asfixiada dentro daquele casamento e que decidiu divorciar-se.
Depois do divórcio foi expulsa dos Emirados Árabes Unidos, enviada para Beirut e nunca mais pôde ver a filha. Durante todos estes anos manteve a esperança de reencontrá-la, tendo-se, por isso, mantido em silêncio, mas vendo os abusos que sofreram as princesas Shamsa e Latifa – filhas do emir com outras mulheres com quem se casou posteriormente – decidiu agora dar o seu testemunho.
“Perdi tudo”, disse, na mesma entrevista. “Perdi a minha família, a minha casa, a minha pequena filha, a minha dignidade e o meu orgulho”, afirmou. “Tomei a minha decisão e, por isso, não posso ver a minha filha Manal. Nem sequer sei como ela é. Ele não me permite vê-la porque decidi ir-me embora. Esse é o meu castigo”, continuou. Manal tem hoje 41 anos e a mãe sempre tentou contactá-la, mas sem sucesso.
De acordo com declarações dadas na mesma entrevista, em 2000 o emir permitiu que regressasse ao Dubai para ver a filha e a mulher assim fez. Quando chegou à morada indicada por Al Maktoum para ver Manal terá encontrado uma grande festa. O emir ter-lhe-á então dito que encontrasse a filha no meio da multidão. “Procura-a, quero ver o instinto de mãe”, terá afirmado Mohamed bin Rashid.
Perante este cenário foi impossível encontrar Manal, pelo que no dia seguinte abandonou o Dubai. Ainda tentou regressar à cidade por ocasião do casamento da filha, mas garante ter sido brutalmente atacada dias antes da viagem.