Num comunicado divulgado este sábado, 18 de janeiro, o Palácio de Buckingham faz saber que não só os duques de Sussex vão perder os títulos de Altezas Reais, como se comprometeram a devolver o dinheiro das obras da sua residência em Inglaterra.
Num primeiro texto, divulgado através das redes sociais oficiais, a rainha informa que as conversas sobre o afastamento de Harry, Meghan e Archie das funções como membros séniores da família real britânica decorriam há vários meses, ao contrário do que a imprensa internacional começou por avançar.
“Após muitos meses de conversas e discussões mais recentes, fico satisfeita por termos encontrado um caminho construtivo e solidário para o meu neto e a sua família. Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da minha família. Reconheço os desafios que enfrentaram como resultado de intenso escrutínio dos últimos dois anos e apoio o desejo de uma vida mais independente. Quero agradecer-lhes todo o seu trabalho dedicado no país, na Commonwealth e além dela, e estou particularmente orgulhosa da forma como Meghan se tornou tão rapidamente da família. É esperança de toda a minha família que o acordo de hoje permita que eles comecem a construir uma nova, feliz e pacífica vida “.
O Palácio de Buckingham também emitiu a seguinte declaração: “O duque e a duquesa de Sussex são gratos a Sua Majestade e à Família Real pelo seu apoio contínuo enquanto embarcam no próximo capítulo de suas vidas. Conforme acordado neste novo compromisso, compreendem que precisam de renunciar aos deveres reais, incluindo compromissos oficiais. Não vão receber mais fundos públicos para os deveres reais. Com a bênção da rainha, os Sussex continuarão a manter os seus patrocínios e associações particulares. Apesar de formalmente deixarem de representar a rainha, os Sussex deixaram claro que continuarão a defender os valores de Sua Majestade “.
E o esclarecimento prossegue. “Os Sussex não vão usar os títulos reais pois deixam de ser membros da Família Real em funções. O duque e a duquesa de Sussex partilharam o seu desejo de reembolsar as despesas do Sovereign Grant para a reforma de Frogmore Cottage, que permanecerá casa da família no Reino Unido. O Palácio de Buckingham não comenta os detalhes dos acordos de segurança. Existem processos independentes bem estabelecidos, para determinar a necessidade de segurança com financiamento público. Esse novo modelo entrará em vigor na primavera de 2020.”