Neste sábado, 18 de janeiro, a família real britânica chegou a um acordo sobre o futuro de Harry e Meghan. O Palácio de Buckingham informou que o casal vai perder os títulos reais e vai deixar de representar a rainha oficialmente.
Mas para além de deixarem o título de “Alteza Real”, Harry e Meghan também afirmaram que vão devolver o dinheiro das obras de renovação da Frogmore Cottage, a residência oficial dos duques de Sussex. Porém, não fica claro qual é o valor que o casal pretende devolver aos cofres públicos.
No site oficial dos duques de Sussex, o casal explica o motivo para se ter mudado para Frogmore Cottage, logo depois do nascimento do bebé Archie. “A residência anterior de Nottingham Cottage, nos fundos do Palácio de Kensington, não podia acomodar a família. A opção pelo apartamento 1 no Palácio de Kensington tinha um orçamento estimado em quatro milhões de libras para a reforma, incluindo a remoção de amianto”.
O mesmo site detalha como foram financiadas as renovações na Frogmore Cottage: “A renovação da Frogmore Cottage foi financiada pela rainha através do Sovereign Grant, refletindo a obrigação da monarquia em manter a infraestrutura de prédios com significado histórico. Despesas relacionadas, a mobília e acessórios foram financiadas de forma privada pelos duques de Sussex”.
O texto também explica que a Frogmore Cottage já estava a ser submetida a renovações quando a rainha decidiu ceder o espaço para a família e que as obras custavam metade do valor estimado para a renovação do apartamento do Palácio de Kensington.
Os duques afirmam, no comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham, que desejam “devolver ao Sovereign Grand as despesas com a renovação da Frogmore Cottage”. Estima-se que as renovações tenham custado cerca de 2.5 milhões de euros.