
MICHELE SPATARI
Na tarde de sábado, 18 de janeiro, o Buckingham Palace fez um comunicado no qual revela os pormenores do acordo firmado pela família real britânica sobre o futuro de Harry e Meghan. A decisão vem depois do anúncio de que o casal vai se afastar das funções como membros c da realeza.
“Os Sussex não vão usar os títulos reais pois deixam de ser membros da Família Real em funções”, diz o comunicado, que continua a tratar Harry e Meghan por duques de Sussex. Mas, afinal, o que significa “perder os títulos reais”?
Harry e Meghan mantêm os títulos de duques de Sussex e serão tratados, individualmente, por “Harry, Duque de Sussex” e “Meghan, Duquesa de Sussex”. Os dois perdem o estatuto de Sua Alteza Real.
Harry também perde o posto de capitão geral dos Royal Marines, comandante honorário da Royal Air Force Honington e o título de Commodore-in-Chief, Small Ships and Diving. O duque de Sussex também deixa de servir como embaixador da juventude para a Commonwealth, já que neste papel estava a representar a rainha Isabel II. Harry e Meghan devem manter os títulos de presidente e vice-presidente da Queen’s Commonwealth Trust, um órgão de caridade que premeia jovens líderes ao redor do mundo.
O acordo está num período de transição e passa a vigorar na primavera.