Os reis Felipe VI e Letizia receberam o Corpo Diplomático, esta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, no palácio Real. Este ato oficial teve início na Sala Gasparini, onde os monarcas saudaram os embaixadores e restantes convidados. De seguida Felipe VI discursou na Sala do Trono, um momento em que celebrou os laços de cooperação entre Espanha e as restantes nações.
Durante o discurso, o rei falou da imagem que pretende que Espanha tenha no exterior. “Priorizaremos a diplomacia preventiva, a mediação e a diplomacia humanitária. A proteção e promoção dos Direitos Humanos continuará a ser um elemento estrutural para definir a nossa ação no exterior. Em particular, a melhoria da condição da mulher no mundo é uma tarefa inadiável”, afirmou o rei.
Durante o seu extenso discurso, Felipe VI fez ainda menção à nova Legislatura, sobre a qual referiu que “a Espanha de hoje não existe sem pertencer à União Europeia”. Afirmou ainda não ser possível esquecer “o que está a acontecer no Mediterrâneo”, e recordou também a viagem que fez ao Japão para assistir à cerimónia de entronização do novo imperador japonês.