
Há vários meses que a princesa Mette-Marit não era vista em nenhum ato público. Devido à sua condição de saúde – sofre de fibrose pulmonar – viu a sua agenda oficial ser bastante reduzida, pelo que ainda não tinha marcado presença em nenhum evento em 2020.
Fê-lo esta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, num ato solidário. A princesa norueguesa deslocou-se 15 quilómetros até ao município de Sandvika, a oeste de Oslo, para visitar a sede da Cruz Vermelha. Com um visual casual e desportivo, composto por calças pretas, camisola cinzenta de mangas compridas e gola alta e ténis, a mulher do príncipe Haakon conversou com os voluntários sobre o trabalho que desempenham, assim como sobre os programas que o centro oferece.
Na sua conta no Instagram Mette-Marit publicou algumas fotografias nas quais surge a jogar bilhar e a conviver com os jovens do centro. Além do convívio, este serviço da Cruz Vermelha promove ainda o apoio ao estudo a crianças e adolescentes que até ali se deslocam depois da escola.
De recordar que antes deste ato público, a última vez que a princesa foi vista foi na companhia dos reis da Noruega e do marido durante a entrega do Prémio Nobel da Paz, que aconteceu na Câmara Municipal de Oslo, a 10 de dezembro de 2019. O galardoado foi Abiy Ahmed Ali, primeiro-ministro da Etiópia. Depois foi ainda possível ver a princesa no funeral de Ari Behn, no início de janeiro.