Os duques de Sussex marcam presença esta segunda-feira, dia 9, no último ato institucional como membros sénior da família real britânica. Depois de terem tido uma agenda bastante preenchida nos últimos dias – que começou na quinta-feira, dia 5, na entrega dos prémios Endeavour – Harry e Meghan participam esta segunda-feira, no Dia da Commonwealth, uma data importante para a rainha, onde os duques se reencontraram com a monarca, o príncipe Carlos, Camilla, William e Kate e o príncipe Eduardo e Sophie Rhys-Jones.
O ato principal teve lugar na Abadia de Westminster, que acolheu um encontro interreligioso no qual participam convidados de 54 países da Commonwealth of Nations, provenientes de África, América, Pacífico e Europa. No total, cerca de duas mil pessoas, entre representantes políticos e membros da sociedade civil, marcaram presença neste evento que é já uma tradição realizada anualmente em Londres, no segundo fim de semana de março.
No local estiveram presentes o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a noiva, Carrie Symonds, assim como o embaixador dos Estados Unidos em Londres, Robert Wood Johnson. Posteriormente chegaram os membros da família real. Em primeiro lugar surgiram os condes de Wessex a quem se seguiram os duques de Sussex. Depois foi a vez de chegarem os duques de Cambridge, seguidos do príncipe de Gales e da duquesa da Cornualha, Por fim, ao chegar Isabel II, ouviu-se God Save de Queen, decorrendo em seguida do desfile das bandeiras de todos os países que formam parte da Commonwealth.