Os reis de Espanha fizeram na manhã desta quinta-feira, dia 12 de março, o teste para saber se estão ou não infetados com o novo coronavírus, depois de a ministra para a Igualdade, Irene Montero, ter acusado positivo, após realização do teste. A ministra e Letizia estiveram juntas na passada sexta-feira, dia 6, num evento em Madrid.
A Casa Real já emitiu um comunicado. “Em função das recentes atividades públicas de Sua Majestade, a rainha, e da informação transmitida pelo governo, como medida de prevenção indicada pelas autoridades sanitárias, Suas Majestades, os reis, realizaram esta manhã o teste correspondente à deteção do Covid-19. Os resultados dos ditos testes serão comunicados publicamente. Muito obrigado”.
Este comunicado foi emitido após ter sido divulgada a informação de que o último ato oficial desta semana que constava na agenda de Felipe VI – uma audiência com a secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Pejcinovic – foi cancelado.
Depois de o teste feito à ministra ter dado positivo, o marido desta e vice-presidente dos Direitos Sociais e Agenda 2030, Pablo Inglesias, foi posto em quarentena.